quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Basquetebol





Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadiano James Naismith, do Springfield College, em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa do seu diretor: criar um desporto em que os alunos pudessem praticar num local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Beisebol e do Futebol Americano. James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam tornar-se muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira. Então, escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já o campo tinha, aproximadamente, metade do tamanho da atual.
     Em contraste com as redes de basquete moderno, esta cesta de pêssegos manteve a sua parte inferior, e as bolas tinham que ser retiradas manualmente após cada "cesto" ou ponto marcado, o que provou ser ineficaz. Dessa forma, foi perfurado um buraco no fundo da cesta, permitindo que as bolas fossem retiradas a cada vez com uma longa vara. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com tabela.
     Uma outra alteração foi feita, de forma a que a bola apenas passasse pela cesta, abrindo caminho para o jogo que conhecemos hoje. Uma bola de futebol foi usada para acertar as cestas. Sempre que uma pessoa arremessava uma bola no cesto, a sua equipa ganharia um ponto. A equipa com o maior número de pontos ganhava o jogo. Os cestos foram originalmente pregadas às bancadas dos espectadores, mas isto provou-se impraticável quando os espectadores começaram a interferir nos lançamentos.
     A tabela foi introduzido para evitar essa interferência, que teve o efeito adicional de permitir ressaltos. Esse desporto chamar-se-ia "Basquetebol".

 
Campo de Basquetebol


 
  
Regras Básicas do Basquetebol

 
Espaço - O recinto oficial de jogo é uma superfície rectangular com 28 metros de comprimento (linhas laterais) e 15 metros de largura (linhas finais). Junto a cada linha final está colocada uma tabela, onde se fixa o cesto, que se encontra colocado a 3,05 metros do solo.

 
Bola - É esférica, de cabedal, borracha ou material sintético. O peso situa-se entre 567 e 650g e o perímetro deve estar compreendido entre os 75cm e os 78cm. 

Equipa de Arbritagem - A equipa de arbitragem é constituída por 2 ou 3 árbitros. Existem ainda 3 oficiais de mesa: 1 marcador que regista os pontos obtidos pelas equipas e as faltas, 1 cronometrista que controla o tempo de jogo e os descontos de tempo, e 1 operador de 24 segundos.


Equipa - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 suplentes. Não há limite de substituições.
 
Início do jogo - O jogo inicia-se com um lançamento de bola ao ar, realizado pelo árbitro, no círculo central, entre dois jogadores adversários que, saltando, tentam tocar a bola para os companheiros de equipa.
A bola só pode ser tocada depois de atingir o ponto mais alto;
Nenhum dos saltadores pode agarrar a bola;
Os restantes jogadores têm que estar fora do círculo central.
A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.

Duração do jogoUma partida de basquetebol tem a duração de 40 minutos divididos por 4 períodos de 10 minutos. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo (bola viva), isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo (bola morta), o tempo é parado de imediato. Entre o 1º e o 2º período e entre o 3º e 4º período existe uma paragem de 2 minutos. A meio do jogo existe um intervalo de 15 minutos.

Descontos de Tempo - Durante o jogo, cada treinador tem direito a solicitar 2 descontos de tempo, de 1 minuto, no 1º meio tempo; e 3 descontos de tempo durante o 2º meio tempo. E ainda, 1 desconto de tempo em cada período suplementar.


Nota: Durante os últimos 2 minutos do 4º período ou de cada período suplementar, a seguir a um desconto de tempo concedido à equipa que tem o direito à posse de bola na sua zona de defesa. A reposição da bola de fora de campo é feita no prolongamento da linha central, oposta à mesa dos oficiais.
 
Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento na linha lateral ou final mais próxima, exceto no caso de haver lances livres (quando um jogador sofre falta em ato de lançamento). Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha final do campo da equipa que defende.

Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.

Pontuação - Os pontos são obtidos através de lançamentos de campo e de lances livres. Os lançamentos de campo são os que se efectuam no decorrer normal do jogo e em qualquer parte do campo, enquanto os lances livres são executados na linha de lance livre, com o jogo parado. A bola tem de entrar no cesto pela sua parte superior, passando através da rede.Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,75 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos. Exceptuando torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a partida por terminada.

Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.

Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre,se isso eventualmente acontecer e se o lance livre não tiver sido convertido, este é repetido; não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.

Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a 2 lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).

Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, se daí retirar vantagem, enquanto a sua equipa estiver na posse da bola.

Regra dos 5 segundos - É o tempo que um jogador pode manter a posse de bola sem a movimentar. Esta regra também se aplica na reposição de bola em campo. Um jogador estritamente marcado (o defesa encontra-se a menos 1 metro) tem de passar, lançar ao cesto ou driblar a bola dentro de 5 segundos.

Regra dos 8 segundos - A equipa com a posse de bola não pode demorar mais de 8 segundos a passar da sua zona de defesa para a zona de ataque, isto é, a transpor a linha central. A partir do momento que está no meio-campo ofensivo, não pode regressar ao meio-campo defensivo.

Regra dos 24 segundos - Uma equipa com posse de bola dispõe de 24 segundos para lançar ao cesto. Uma vez que o lançamento tenha levado a bola a tocar no aro, o tempo volta ao zero, tendo essa equipa, caso tome posse da bola, mais 24 segundos para o ataque.
Se a reposição for efectuada na zona de defesa, se determinado pelas regras respectivas, o aparelho de 24 segundos deverá ser retomado aos 24 segundos. Se a reposição for efectuada na zona de ataque, se determinado pelas regras respectivas, o aparelho de 24 segundos deverá ser retomado como se segue:
- Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é parado, o aparelho de 24 segundos não deverá ser mexido e permanecerá o mesmo tempo.
- Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento em que o jogo é parado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos.


Bola presaQuando a bola é segura simultaneamente por um jogador de cada equipa e não se define a sua posse, os árbitros assinalarão bola presa. O jogo recomeça com bola ao lado (linha lateral) no local mais próximo do local onde se verificou bola presa. Sendo dada a posse da bola á equipa em função do indicador de posse alternada (indicada pela seta sinalizadora vermelha na direcção do cesto adversário e que está colocada na mesa dos juízes de mesa e que será imediatamente invertida quando termina a reposição).

Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).


Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).

Passos – O jogador não pode executar mais de dois apoios com a bola na mão.

Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, deter, Segurar, uso ilegal das mãos, empurrar.

Falta AntidesportivaÉ a falta cometida por um jogador deliberadamente, tendo carácter notoriamente de uma acção anti-desportiva.

Falta TécnicaUm jogador não deve ter atitudes anti-desportivas ou desprezar as advertências dos árbitros, tais como:
- Dirigir-se desrespeitosamente aos árbitros ou tocar-lhes, utilizando linguagem ou
gestos que possam constituir ofensa;
- Não levantar imediatamente o braço quando lhe é marcada uma falta pessoal.
Estas faltas dão origem à marcação de 2 lances livres contra a equipa do jogador faltoso, mais posse de bola.


Número de faltas - O jogador que cometer cinco faltas pessoais ou técnicas tem de abandonar o jogo (podendo ser substituído por um companheiro). Quando uma equipa atinge cinco faltas, pessoais ou técnicas, em cada período, todas as faltas seguintes dos seus jogadores serão penalizadas com dois lançamentos livres, executados pela equipa adversária.
Substituições - Qualquer jogador pode ser substituído ou substituir um companheiro de equipa, em qualquer período do jogo. No entanto, a substituição só poderá realizar-se quando o jogo estiver interrompido (bola ”morta”) e com autorização dos árbitros.

Reposição da bola na linha lateral ou final - O jogador não pode pisar as linhas durante a reposição da bola. Ao repor a bola pela linha final ou lateral, após violação ou falta, só pode deslocar-se ao longo desta 1 metro para cada lado e dispõe de 5 segundos para efectuar a reposição. Na reposição pela linha final, após cesto convertido, o jogador pode movimentar-se sem restrições.

Reposição da bola pelas Linhas de reposição lateral - As duas pequenas linhas deverão ser marcadas fora do campo, no lado oposto ao da mesa dos oficiais e das áreas de banco, com o seu bordo mais distante afastado 8,325 m do bordo  interior  da  linha  final;  por outras palavras, alinhadas com o topo da linha de três pontos. Durante os últimos dois minutos do jogo e do período suplementar, a seguir a um desconto de tempo concedido à equipa que tenha o direito a uma reposição de bola na sua zona de defesa, a reposição de bola subsequente será realizada do lado oposto ao da mesa dos oficiais, na “linha de reposição lateral”.

Reposição da bola fora pela linha central - A reposição da bola fora é feita no prolongamento da linha central, oposta à mesa dos oficiais, somente nas situações seguintes: No início de todos os períodos, excepto no primeiro; Na sequência de lance(s) livre(s) resultante(s) de falta técnica, antidesportiva ou desqualificante; Durante os últimos 2 minutos do 4º período ou de cada período suplementar, a seguir a um desconto de tempo concedido à equipa que tem o direito à posse de bola na sua zona de defesa.

Semicírculos de não carga -  Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados no campo de jogo, sob os cestos, com o seu bordo interno a 1,25 m do ponto central do cesto (no piso). Uma falta ofensiva por carga nunca deverá ser assinalada caso o contacto do atacante ocorra com o defensor que permaneça dentro do semicírculo de não carga.

Falta de equipa - Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.

Posse Alternada - O processo de posse alternada, é a forma de tornar a bola viva através da sua reposição de fora de campo em vez de uma bola ao ar. A equipa que não obtêm a posse da bola viva, na sequencia da bola ao ar no inicio do primeiro período de jogo, começará o processo de posse alternada.


Nota: No final de cada período de jogo, a equipa que tem direito à próxima posse alternada, inicia o período de jogo seguinte, com a reposição da bola fora de campo no prolongamento da linha central, oposta à mesa dos oficiais de mesa.


Habilidades Motoras

Paragem a um tempo
Componentes críticas:Os pés tocam simultaneamente no solo, ficando paralelos;Pernas flectem garantindo o equilíbrio; Posição base fundamental no final da acção.
Erros mais comuns:Infracção da regra dos apoios; Extensão dos M. I.
Paragem a dois tempos
Componentes críticas: Os pés tocam no solo um após o outro; Devem estar à largura dos ombros salientando-se um ligeiro avanço do pé que realizou o segundo apoio; Pernas flectidas; Posição base fundamental no final da acção.
Erros mais comuns:Infracção da regra dos apoios;Pés demasiado afastados; Extensão dos M. I.
Rotação sobre um pé eixo
Componentes críticas: Determinação do pé eixo;Distribuição do peso corporal sobre o pé eixo; Rotação do M.I. solto sobre o apoio conseguido; Manter sempre a posição de tripla ameaça.
Erros mais comuns:Infracção da regra dos apoios; Distribuição do peso do corpo sobre o pé livre; M.I. em extensão;A bola está à frente do peito.


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